quinta-feira, 19 de maio de 2011

Artigo de Opinião

Artigo de opinião
Engenharia química: um curso de futuro
Henrique Chang, Jessica Siqueira, Luisa Setaro e Pedro Santos

            O engenheiro químico é quem projeta máquinas, analisa materiais e estuda a mecânica que possibilita a realização dos processos químicos utilizados, basicamente, em industrias químicas. Acreditamos que é uma carreira promissora com base no que o engenheiro químico Vladimir Queiroz (atualmente empregado na Petrobras) afirma. Segundo ele, haverá uma ausência de profissionais deste ramo dentro de alguns anos no Brasil (se o crescimento do país continuar no ritmo que se encontra) o que torna o mercado de trabalho muito atraente para ingressantes nesta profissão.
            A engenharia química nasceu da junção da engenharia mecânica e química industrial, com ênfase na engenharia. Isto acontece porque o engenheiro químico tem conhecimentos de sistemas com escoamento através de tubulações (químicos não dominam) e de físico-químca (engenheiros mecânicos não possuem formação).
            "As engenharias de um modo geral tiveram uma fase muito ruim nos anos 1980, 1990 até início dos anos 2000. Mas com a retomada do crescimento econômico do nosso País a necessidade de engenheiros é crescente. Em todos os ramos da engenharia necessita-se de profissionais. A engenharia química está alta, com implantação de novos projetos industriais e a promissora exploração do petróleo do pré-sal. Hoje já há uma carência grande de profissionais na área de projetos. [...] Se for mantido o ritmo de crescimento atual do País, haverá, com certeza falta de engenheiros no mercado. ", afirma Queiroz. No Brasil, além do "boom" da construção civil, também está acontecendo o início da exploraçãodo pré-sal, o que dará oportunidade de emprego a vários engenheiros químicos recém-formados. Além disso, o salário médio inicial de um engenheiro químico é muito atrativo já que está na faixa de R$3.000.
            Como em todas as profissões, a engenharia química tem seus pontos positivos e negativos. "Os profissionais naquela época eram absorvidos pelo Pólo Petroquímico e PETROBRAS, o que tornava ainda mais atraente a profissão. O ponto negativo desta carreira seria os horários de trabalho no Pólo, já que teria que acordar muito cedo e passar o dia lá.", diz o nosso entrevistado. Ainda hoje as empresas que mais absorvem estes profissionais são Braskem e Petrobras; sendo elas o grande objetivo de muitos estudantes que começam este curso. O ponto negativo, como citado por Queiroz, são os horários do Pólo já que se encontra distante (para quem mora em Salvador), o que obriga seus trabalhadores a acordar muito cedo para uma jornada de trabalho extensa.
            O mercado desta profissão é bem amplo; o campo de atuação dos engenheiros químicos tem sido considerado um dos mais versáteis de todos os engenheiros, já que esses profissionais tem por função elaborar, executar e controlar projetos de instalação e expansão de indústrias químicas, tais como: química e petroquímica, açúcar e álcool, fármacos e química fina, alimentos e bebidas, papel e celulose, materiais de construção, plásticos, refratários e cerâmicos, fertilizantes, tintas e vernizes, cosméticos e perfumes. "Acredito que nos próximos anos vai ser crescente a procura por profissionais da área de projetos industriais em virtude dos novos empreendimentos e também na área de petróleo com a exploração do pré-sal e o plástico verde que acontecerá no Pólo Petroquímico.", opina Queiroz. Ou seja, além do mercado de trabalho ser diversificado, haverá uma necessidade de engenheiros químicos dentro de alguns anos já que existe uma carência desses profissionais atualmente e o Brasil estar passando por um crescimento econômico.
            Apesar da engenharia química ser um curso dificil (por causa de matérias como química, matemática e física, envolvendo essas disciplinas com processos físico-químicos para que se possa identificar as diversas reações e transformações que acontecem em indústrias químicas), a escolhemos como nossa futura profissão devido ao amplo campo de atuação e as muitas oportunidades de trabalho que Salvador (a Bahia) oference - Pólo Petroquímico, Petrobras, indústrias alimentícias, farmacêuticas entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário